terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Descaminho


Vazio e sem pressa, como água eu caminhava num silêncio de raiz por dentro de mim.
Sem paixão ou motivo que justificasse, eu me conduzia torto pelo eterno descaminho azul desse mim.
Nessa iluminada jornada, descobri que dentro do mim havia um céu leve, cínico de escuridão, e que nas paredes desse céu era possível tocar páginas de livros com estrelas, noites e ventos.

Eu me distraía folheando os livros do meu céu.
Eu era o livro de mim.
Eu me folheava.

Mergulhado nesse universo do dentro, por dias percorri meu coração, minhas lembranças e chorei ao encontrar com o meu tempo, alegre na infância, hoje triste, úmido e solitário.
Trilhando o percurso, ouvi ao longe uma melodia cuja canção me atraía como uma ventania me lançando pelos ares.
Nesse voo melódico e inesperado, fui arrebatado de dentro de mim por versos livres, consagrados de sombra.
Atado a eles, voei por um longo tempo, mas não abria os olhos, porque senti que se os abrisse, cairia de uma altura que só daria pra medir se esse poema fosse um soneto.

Eu estava mais alto que a lágrima.
Tão alto que atingi o plano inconsequente dos segredos da alma.
Eu me deitava em nuvens e flutuava sem rumo por um deserto de borboletas.
Após isso veio o esboço e o infortúnio: fui embalado num véu de olhares atormentados em que só a poesia poderia me salvar.
Ah, a poesia! Ela, que voa sem asas!
Veio até mim e sem mais nem menos me resgatou, lançando-me como chuva num jardim azul com canteiros de petúnias e promessas.

Nesse jardim, eu pequenino contemplei bem de perto a terra, eu terra, os insetos, as flores e percebi que de todos os seres viventes do mundo, eu era o menor.
Isso me fez grande.

3 comentários:

  1. A busca pelo auto conhecimento pode vir da necessidade de origens angustiantes. Que triste, você escreve coisas tristes. Me identifico, mas luto contra isso em mim. Parece 2012 foi um ano triste pra você também, espero que este ano esteja sendo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem acho meus versos tristes! rs
      2013 está sendo sim. Complicado, mas está!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir